Adega

A Adega

O edifício desenvolve-se em três pisos:

- No piso 1 localizam-se o laboratório, a zona administrativa e o armazém de materiais secos.

- O piso 0 engloba a zona de cubas de fermentação, armazenagem e estabilização, sala de enchimento, armazenagem de produto acabado, expedição, sala de provas e loja.

- No piso -1 (abaixo do nível do solo) encontram-se a sala de prensas, sala climatizada de fermentação em barricas, cave de estágio de vinho em barricas e zona de estágio em garrafa.

A Cave
Tecnologia

Nos nossos vinhos de gama alta privilegiamos a fermentação Malo-Láctica em barricas novas de carvalho americano e francês. Nos restantes vinhos este processo decorre em cubas de aço inox.

Patrícia Peixoto, enóloga da Santa Vitória

No segundo ano do curso fez o seu primeiro estágio em vindima na região dos Vinhos Verdes e posteriormente no Douro. No final do curso explorou a área científica nos laboratórios de investigação da Universidade Católica do Porto, onde realizou o seu trabalho final acerca dos compostos aromáticos existentes em 3 castas diferentes: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, utilizando novos métodos de análise como “sniffing”.

Este percurso, esta experiência e o 1º estágio marcaram definitivamente o futuro, o gosto e o interesse na área do vinho, e foi aí que se apercebeu por que procurava sempre a última gota de vinho na “malga” do seu pai desde muito pequena.

A vida profissional teve início na região da Beira Interior, na Adega Cooperativa da Covilhã, em 2003, seguindo-se a região dos vinhos Verdes nos projetos Solouro e depois Cavipor (grupo Enopor).

Atualmente, e desde 2006, que é Enóloga e dirige a produção na Santa Vitória, na região do Alentejo que, segundo a própria, "(...) é mais do que uma realização profissional, é também uma realização pessoal. Pela organização da empresa temos uma maior proximidade com o cliente e, como tal, torna-se um desafio constante a sua satisfação. É com muito orgulho que encaro o desafio.".