Idioma PT | EN
Home
Santa Vitoria
Produção
Terroir
Castas

Vinha

Os vinhos da Casa Santa Vitoria são produzidos a partir de 3 vinhas:

Vinha da Encosta
Vinha de Albernôa
Vinha da Juliana

 

Situam-se na Herdade da Malhada, em Santa Vitória, no concelho de Beja.

 

No nosso encepamento as castas tintas são: Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Alfrocheiro, Tinta Caiada, Alicante Bouschet e Baga.; As castas brancas são: Verdejo, Sauvignon Blanc, Viozinho, Antão Vaz, Arinto, Chardonnay.
 

As vinhas situam-se à volta da adega, permitindo que as uvas cheguem rapidamente sem sofrer alterações durante o percurso, sendo processadas logo após a sua chegada.


A plantação da vinha teve início no ano 2000

Objectivando potenciar a qualidade das uvas, sempre que necessário são feitas mondas de cachos (retiram-se cachos da videira para melhorar a qualidade dos cachos que ficam).
 


Praticamos um sistema de produção integrada, de forma a proteger o ambiente e a biodiversidade da vinha.

Os compassos (espaços entre as linhas e entre as videiras) utilizados na plantação das vinhas foram 2,50 x 1,10 e 2,80 x 1,20 e o sistema de poda utilizado foi o"Cordão bilateral em forma de talão". São deixados apenas 2 olhos em cada talão numa média de 6 talões por cepa, para permitir que o máximo de reservas da videira seja canalizado para um menor número de cachos.
 

Vindima

Nos melhores vinhos, seleccionam-se os melhores cachos através de vindima manual. A uva é transportada em caixas com capacidade máxima de 20kg para que os bagos se conservem intactos até à zona de recepção da adega.


As condições climatéricas do ano e as características das várias castas vão condicionar a evolução da maturação. Entre Agosto e Setembro a maturação é controlada diariamente na vinha, permitindo escolher o momento ideal para a colheita de cada casta.